HOMILIAS

IV DOMINGO DO TEMPO PASCAL - C (DOM ANSELMO, OSB)

12/05/2019 - Este quarto domingo da Páscoa nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. O trecho evangélico traz estas palavras de Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um” (Jo 10,27-30). São quatro versículos que resumem a mensagem de Jesus e nos faz compreender o sentido e o significado da figura do Pastor, que é o tema central apresentado pela Liturgia da Palavra deste domingo.

Leia mais
III DOMINGO DO TEMPO PASCAL - C (DOM ANSELMO, OSB)

5/05/2019 - O Evangelho deste domingo nos apresenta uma nova aparição de Jesus ressuscitado. Fundamentar a fé dos discípulos é o objetivo de tais aparições. Mas hoje começa também a despontar o tema do amor, em concreto, do amor a Jesus. Fé e amor, crer e amar são duas dimensões de uma mesma e única realidade: a vida com Cristo por meio do Espírito Santo.

Leia mais
II DOMINGO DO TEMPO PASCAL - C (DOM JOSÉ, OSB)

28/04/2019 - Nós sabemos que todos os domingos recordamos a ressurreição do Senhor Jesus, mas neste período depois da Páscoa o domingo reveste-se de um significado ainda mais iluminador. Na tradição da Igreja, este domingo, o primeiro depois da Páscoa, era chamado «in albis». Que significa isto? A expressão pretendia recordar o rito que cumpriam quantos tinham recebido o batismo na Vigília de Páscoa.

Leia mais
DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR - C (DOM ABADE FILIPE, OSB)

21/04/2019 - Celebramos hoje com alegria, meus irmãos e fieis, a Páscoa na Ressurreição do Senhor. Jesus de Nazaré ressuscitou, e vive agora no meio de nós como Luz –, presente e simbolizado nesta grande vela, o Círio Pascal – acesa por um fogo abençoado na noite santa de ontem, noite mais clara que o dia, na Solene Vigília Pascal. Esta expressiva vela simboliza Jesus: Alfa e Omega, Princípio e Fim de todas as coisas, agora ressuscitado, como Luz, santificando o ano, o tempo, a história, o mundo.

Leia mais
SOLENE VIGÍLIA PASCAL - C (DOM ABADE FILIPE, OSB)

20/04/2019 - Celebramos nesta noite mais clara que o dia o grande, especial e profundo mistério – único na história das religiões, central no Cristianismo, singular na história dos homens –, o Mistério da Ressurreição de Jesus de Nazaré.

Leia mais
SEXTA-FEIRA SANTA - C (DOM ABADE FILIPE, OSB)

19/04/2019 - A liturgia desta tarde se desenvolve numa atmosfera de silêncio! Silêncio tão essencial para contemplamos a Santa Cruz, silêncio que permite vislumbrar o grande amor de Jesus por nós –, amor revelado ao abraçá-la pela nossa salvação. Ele que tanto amou e serviu; Jesus que passou pelo mundo tão somente fazendo o bem; Ele que trouxe aos pobres, a salvação; aos oprimidos, a liberdade; aos tristes, a alegria; Jesus que tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim; morre Jesus crucificado em meio a tanta rejeição, sofrimento, dor, abandono, solidão.

Leia mais
QUINTA-FEIRA SANTA - C (DOM ABADE FILIPE, OSB)

18/04/2019 - São muitas as imagens, grande a riqueza da liturgia desta tarde: a Santa Cruz exaltada no canto de entrada; a despedida dos sinos (ficarão em silêncio até a Vigília Pascal na noite do Sábado Santo); o lava-pés; e no final, as Sagradas Espécies levada em procissão até a Capela do Santíssimo.

Leia mais
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - C (DOM ABADE FILIPE, OSB)

14/04/2019 - A procissão, com a qual iniciamos esta celebração, nos fez recordar Jesus, o Rei Messias, entrando em Jerusalém. Ele entra na Cidade Santa para morrer, depois ressuscitar, e assim comunicar vida nova à humanidade. Sim, eu vim ao mundo para que todos tenha vida, e vida em abundância (Jo 10,10).

Leia mais
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - C

14/04/2019 - Com o domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa e somos chamados a reviver os últimos momentos de Cristo em sua peregrinação terrena. A celebração consta de dois momentos: Inicialmente temos o relato da sua gloriosa entrada na cidade de Jerusalém e, em um segundo momento, a leitura da sua gloriosa paixão.

Leia mais
V DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA - C

07/04/2019 - Chegamos ao quinto domingo da quaresma e a Liturgia da Palavra nos propõe, para nossa reflexão, o episódio evangélico de Jesus que salva uma mulher adúltera da condenação à morte (Jo 8,1-11). O texto nos apresenta uma disputa entre Jesus e os escribas e fariseus, a propósito de uma mulher surpreendida em adultério flagrante. Segundo a prescrição contida na Lei de Moisés (cf. Lv 20,10 e Dt 22,22-24), são condenados à lapidação o homem e a mulher em adultério. A Lei deve ser aplicada? É este o problema apresentado a Jesus. Para os escribas e fariseus, trata-se de uma oportunidade para testar a ortodoxia de Jesus e a sua fidelidade às exigências da Lei.

Leia mais